Mesmo com a tecnologia transformando o modo como vivemos diariamente, ainda existem inúmeros desafios a serem enfrentados, antes que o conceito de smart cities seja amplamente difundido no Brasil.
O primeiro obstáculo é a falta de um investimento mais pesado em recursos para a implantação de sistemas inteligentes. Contudo, a IA (Inteligência Artificial) já existe para facilitar esse processo.
Os chatbots, por exemplo, permitem que os cidadãos descubram com mais agilidade quais são as políticas públicas que estão sendo realizadas. Isso aproxima a relação entre o estado e a população. Consequentemente, seu estilo de vida é melhorado.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre as principais smart cities no Brasil? As cidades de São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Brasília e Vitória representam tudo que há de mais moderno quando falamos de urbanidade e desenvolvimento.
Todas elas apoiam-se sobre as tecnologias de telecomunicações para prover um ambiente mais conectado e eficiente para seus habitantes. Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer alguns dos pontos mais importantes sobre cidades inteligentes e o seu papel no desenvolvimento urbano para o futuro. Para saber mais sobre tecnologia e inovação, visite sempre noss blog!